A parceria entre a bióloga marinha Thais Melo e a empresa Cia do Mar começou em 2008, realizando passeios para observação das baleias jubartes no litoral de Porto Seguro. Entre os meses de Julho a Outubro as saídas acontecem as segundas, quartas, sextas e sábados (esporadicamente aos domingos), o passageiro pode embarcar tanto em Arraial d´Ajuda como em Porto Seguro. O passeio começa com uma palestra sobre as baleias e sobre os procedimentos a bordo. Cada dia é diferente do outro, mas em média levamos uma hora e meia navegando até encontrar as baleias. A observação é feita seguindo as normas de avistagem para garantir a segurança de todos e o bem-estar dos animais. Depois da observação, dependendo das condições do mar, temos a possibilidade de tentar escutar o canto das baleias com o auxílio de um hidrofone. No retorno, a bióloga explica os comportamentos observados e oferecemos um lanche.

O passeio é emocionante, ter a oportunidade de observar as baleias em seu ambiente natural, desenvolvendo os comportamentos relacionados à sua reprodução, é uma experiência fantástica!

As baleias jubartes migram todos os anos das águas geladas Antártica onde se alimentam durante o verão, para o litoral baiano, onde se reproduzem durante o inverno. Já foram intensamente caçadas e tiveram sua população drasticamente reduzida, mas com o fim da caça estão se recuperando, saindo, inclusive, do estado de ameaçada de extinção recentemente. Isso significa que a cada ano mais baleias estão presentes em nossas águas!

É bastante comum observarmos mães e filhotes, afinal de contas esses filhotes nascem aqui em nossas águas depois de 11 meses de gestação.